Historial
Página InicialSaibas mais sobre a nossa associaçãoNovidades sobre o CSBAMultimediaContactos
Faixa publicitária
gdccsba.jpg

Historial


"Por iniciativa da Junta de Freguesia, Pároco e diversos proprietários é criado em Amorim, um Centro de Assistência Bonitos de Amorim" Aprovado por despacho ministerial de 6 de Fevereiro de 1959 e publicado no Diário do Governo n.º 85, série III de 10/04/1959.

Porque foi Criada?

Devido a uma situação económica pós guerra, em que a escassez de alimentos, e meios para os adquirir era muita. Graças a um Espírito Cristão das Obras de Misericórdia. Por outro lado, esta Instituição, veio dar de alguma forma, continuidade a uma organização que já existia no tempo do Senhor Padre Francisco Fernandes da Silva Pároco desde 1912 até 11 de Fevereiro de 1948, (dia em que faleceu), que era "A Conferência de S. Vicente de Paulo".

Com que fins?

Apoio à Infância; Apoio à 3ª Idade; Actividades Culturais e Recreativas; Desportiva; Fornecimento de géneros alimentares e Socorros diversos aos Economicamente Débeis.

Recursos utilizados:

Inicialmente a Instituição contava apenas com as quotizações dos sócios efectivos e donativos de sócios beneméritos. Todos os anos era feito um peditório pela freguesia, e como todas as famílias davam dinheiro ou géneros, todos os Amorinenses eram considerados sócios efectivos. Por vezes eram organizados cortejos de oferendas para se angariar mais donativos. O Ministério da Saúde e Assistência - através da Comissão Municipal de Assistência atribuía um subsidiou anual. Tanto o Governo Civil como a Sopete ocasionalmente também atribuíam subsídios. Actualmente a Instituição subsiste, para alem das quotizações de mais de 900 sócios, através de protocolos com o Centro Regional de Segurança Social, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Município da Povoa de Varzim, Junta de Freguesia de Amorim e de donativos que recebe quer de particulares, quer de empresas privadas.

Actividades Desempenhadas:

Nos primeiros 20 anos a Direcção efectiva procurou dar assistência à comunidade distribuindo refeições diárias e alimentos por entre os mais carenciados. A assistência Médica também fazia parte dos serviços prestados.

Em 1975 tomou posse uma nova Direcção para o triénio de 1975-1977, esta acabou com a confecção de refeições, passando a distribuir mensalmente géneros alimentares. Esta Direcção deu vida a um projecto que visava a criação de um Jardim Escola na Instituição, o qual foi possível por a funcionar graças a colaboração de um grupo dos senhores professores D. Maria Alice Finisterra, D. Maria Celeste Finisterra e Manuel Lopes Martins. Após a demissão do presidente da Direcção conjuntamente com dois Vogais.

Em 1977, uma nova Direcção toma posse com mandato para o triénio 1978-1980. Direcção esta que depois de avaliar as reduzidas estruturas físicas da Instituição, pede apoio monetário ao Ministério dos Assuntos Sociais, que através da Câmara Municipal da Povoa de Varzim, nos atribui um subsídio para a construção de um Jardim de Infância. A construção deste tem início em 1980 e é inaugurado em 1982. Inicialmente designado por "Centro de Assistência Bonitos de Amorim" é actualizada, juntamente com os estatutos para “Centro Social Bonitos de Amorim", sua designação actual.

Esta actualização Estatutária surge por sugestão do Ministério, com vista à inserção de novas valências nos mesmos e a alteração de algumas designações ou terminologias já não usadas. Em 1985 os estatutos voltam a serem alterados, com vista a satisfazer as exigências do Decreto Lei n. º 119/83 de 25 de Fevereiro, deixando de ser considerada Pessoa Colectiva de utilidade publica de tipo associativo para Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S.).

Em 4 de Abril de 1986 realizou-se um contrato de 20 anos entre a Junta de Freguesia de Amorim e o Centro Social para a utilização do campo – A Bouça de Amorim, para fins desportivos.

Em 2001 dá-se início a dois cursos de formação. O primeiro, tendo em vista o melhoramento do serviço prestado no Jardim de Infância, formou seis ajudantes de Acção Educativa em horário pós-laboral. O segundo tendo em vista a criação de uma nova valência (Serviço de Apoio Domiciliário), deu formação a 15 formandas em horário laboral, cinco das quais foram admitidas pela Instituição em 2002 com a criação e implementação dessa mesma valência.

Em 2004 dá-se inicio ás obras de ampliação das instalações desta instituição, obras essas que permitiram o alargamento das valências existentes e criação de um berçário na valência da creche.

Em 2007 foi apresentada uma candidatura ao “Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais”, do qual fomos contemplados sendo o nosso projecto o único no concelho da Póvoa de Varzim a ser aprovado (na 2ª fase de candidaturas).

Em 2008 foi assinado o contrato de Comparticipação Financeira do Programa “P.A.R.E.S.”, o qual através da remodelação do edifício sede permitirá a criação de um Centro de Dia aliado ao Apoio ao Domiciliário já existente na Instituição.

Também em 2008 mais precisamente em Setembro, dar-se-á a abertura ao público (utentes) do Novo Edifício, dando-se a passagem definitiva das valências da Infância da Sede para o Novo Edifício.


 Inauguração do Edifício Padre Joaquim Figueiredo


 

No passado dia 9 de Fevereiro, procedeu-se à das novas instalações do Centro Social Bonitos de Amorim. Esta cerimónia contou com a presença de algumas individualidades, nomeadamente o Exmo. Sr. Presidente da Câmara Dr. Macedo Vieira, o Exmo. Sr. Presidente do Centro Distrital da Segurança Social do porto Dr. Luís Augusto Marques da Cunha, Eng. Aires Pereira, Dr. Luís Diamantino, Dr. Álvaro Moreira, Afonso Gonçalves da Silva Oliveira, Arquitecto Pedro Matos, Eng. Angélico, Pároco de Amorim – Padre Guilherme (dirigiu a cerimónia religiosa), Padre Pedro, Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia Manuel Correia, Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da Freguesia Eduardo Viana, Eng. Paulo D' Eça Guimarães e Dra. Maria Isabel Meireles Maio Graça.

 

 

 
Adicionar aos Favoritos   |   Recomendar este site   |   Mapa do site   |   Contactos
C.S.B.A. - Centro Social Bonitos de Amorim | © 2008   Desenvolvido por: Trium-Informática @ 2008